sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ressurreição de Cristo - Rafael Sanzio

Pintor: Rafael Sanzio
Biografia: Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.
Obra: Ressurreição de Cristo
Ressurreição de Cristo, também conhecida como Ressurreição Kinnaird, é uma pintura a óleosobre madeira do mestre do renascimento italiano Rafael. A obra é uma das primeiras pinturas conhecidas do artista, executada entre 1499 e 1502. Está localizada no Museu de Arte de São Paulo.



Fonte:
http://www.suapesquisa.com/biografias/rafael_sanzio.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ressurrei%C3%A7%C3%A3o_de_Cristo_(Rafael)

Pietá - Michelangelo

Escultor: Michelangelo foi escultor, arquiteto e poeta italiano. Nasceu em Caprese, Itália, em 6 de março de 1475 e morreu em Roma, em 18 de fevereiro de 1564.
Em 1488, entra para a academia do pintor Ghirlandaio, em Florença. Gênio criador, mestre de sua geração e um talento de renome universal, é considerado o mais ilustre representante do movimento Renascença Italiana.
Obra: Pietá
A mais famosa pietà é, seguramente, a Pietà do Vaticano, esculpida em mármore por Michelangelo em 1499. Atualmente esta obra está localizada no interior da Basílica de São Pedro, em Roma.
Fonte:
http://www.tg3.com.br/michelangelo/vida_michelangelo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo

A luneta de Galileu - Galileu Galilei

Ciência: Galileu Galilei
Biografia: Físico, Matemático e astrônomo Italiano, Galileu Galilei (1564-1642) descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Por pouco Galileu não seguiu a carreira artística. Um de seus primeiros mestres, d. Orazio Morandi, tentou estimulá-lo a partir da coincidência de datas com Michelângelo (que havia morrido três dias depois de seu nascimento). Seu pai queria que fosse médico, então desembarcou no porto de Pisa para seguir essa profissão. Mas era um péssimo aluno e só pensava em fazer experiências físicas (que, na época, era considerada uma ciência de sonhadores).
Obra: A luneta de Galileu
Galileu aperfeiçoou a luneta, inventada pelo holandês Hans Lippershey (1570-1619) e em 1610 observou montanhas e crateras na Lua, manchas no Sol e quatro satélites em volta de Júpiter. Suas descobertas tiraram a importância do Homem como centro do Universo, maculando a perfeição dos céus.
Fonte:
http://www.zenite.nu/
http://www.fortunecity.com/tatooine/servalan/272/galileu.htm

Capela de Pazzi - Bramante

Arquitetura: Bramante
Biografia: Arquiteto e pintor italiano, Donato Bramante nasceu em 1444, na região de Urbino, e morreu em 1514, em Roma. Iniciou a sua aprendizagem de pintor e arquiteto em Urbino, que na época fervilhava de atividade artística permitindo-lhe o contacto com o trabalho de alguns dos maiores pintores e arquitetos renascentistas que aí exerciam a sua atividade.
Obra: Capela de Pazzi
A Capela Pazzi é considerada uma das obras-primas da arquitetura do Renascimento italiano. Está localizada no claustro da Basílica da Santa Cruz, em Florença.
Sua construção foi ordenada em torno de 1429 por Andrea Pazzi, membro de rica família de banqueiros, mas as obras só começaram em torno de 1441, sendo completada na década de 1460.

Fonte:
http://www.infopedia.pt/$donato-bramante
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_Pazzi

Elogio da Loucura - Erasmo de Rotterdam

Autor: Erasmo de Rotterdam
Biografia: Erasmo de Rotterdam (1467-1536). Ficou conhecido como Erasmo de Rotterdam. Seu nome era Desidério Erasmo e ele foi um pregador do evangelismo filosófico. Nasceu na cidade de Rotterdam, na Holanda. Em 1488 ingressou na ordem dos agostinianos e virou padre, depois aceitou o cargo de secretário do bispo de Combai, na França. Em Paris estuda teologia.
Obra: Elogio da Loucura
O livro começa com um aspecto satírico para depois tomar um aspecto mais sombrio, em uma série de orações, já que a loucura aprecia a auto-depreciação, e passa então a uma apreciação satírica dos abusos supersticiosos da doutrina católica e das práticas corruptas da Igreja Católica Romana. O ensaio termina com um testamento claro e por vezes emocionante dos ideais cristãos.


Fonte: